O Príncipe, considerado como o Magnum Opus do Nicolau Maquiavel, é uma obra literária sobre a política moderna, um guia para alcançar o poder e como se comportar em negócios políticos (internos ou externos).
⠀
Durante uma época onde os conflitos políticos das “cidades-estados” estavam desfragmentando a Itália, Maquiavel defendia o poder absoluto do Estado, principalmente relacionado ao poderio dos invasores (França e Espanha), que estavam prestes a conquistar grandes pedaços da Itália. É a partir desse momento que surgiu a filosofia de “Os fins justificam os meios”. Maquiavel explica que o governante precisa exercer sua autoridade e não importa as ações, desde que seja com o intuito de manter essa autoridade.
Juntamente com seus ideais, Maquiavel ensina sobre poder político e como a monarquia (líderes) deveriam se relacionar com a nobreza, clero, povo e ministério.
⠀
O Príncipe nos ensina detalhes importantes sobre o perfil de líder, como governar, a importância da autoridade e o quanto uma boa imagem pública é vital.
⠀
Um dos pontos mais importantes do ensinamento de Maquiavel é sobre a lealdade. Ele conta como a humanidade é ingrata e volátil. Foi onde surgiu outra filosofia famosa do autor: “é melhor ser amado que temido ou temido que amado?”.
⠀
Boa leitura!
Assine nossa newsletter com conteúdo gratuito e exclusivo.
recentes
TODOdez 23
Leitura inteligente
mai 01
Dicas de Carreira
mai 01
Gigantes do Centro-Oeste